Imagem capa - QUAL O PAPEL DA DOULA? por Senhoritas Fotografia

QUAL O PAPEL DA DOULA?

Se tem uma profissional que eu sempre indico para as gestantes que desejam viver um parto normal é a doula!




Lembro que a primeira vez que eu tive contato com esse termo, eu estava no salão de beleza (que ficava no mesmo prédio do meu escritório) e como um bom salão de beleza, estávamos a fofocar da vida. Resolvi trocar de obstetra com oito meses de gestação, quando me caiu a ficha que não ia conseguir ter um parto normal depois de tantas objeções.


Sem saber o que fazer, mãe de primeira viagem, estava desanimada, até que a Fernanda me disse. Você tem doula? Liga pra Maiana, ela vai te ajudar.


E eu liguei, sem nem saber qual era o papel de uma doula, nem como ela poderia me ajudar.


Marcamos nosso primeiro encontro e foi simplesmente fantástico.


O site www.despertardoparto.com.br traz algumas definições do que é doula:


"A doula oferece suporte emocional através da presença contínua ao lado da parturiente, provendo encorajamento e tranqüilidade, oferecendo carinho, palavras de reafirmação e apoio. Favorece a manutenção de um ambiente tranqüilo e acolhedor, com silêncio e privacidade.




A doula oferece medidas de conforto físico através de massagens, relaxamentos, técnicas de respiração, banhos e sugestão de posições e movimentações que auxiliem o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor e desconforto.




Oferece suporte informativo explicando os termos médicos e os procedimentos hospitalares. Antes do parto orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.




Também atua como uma ponte de comunicação entre a mulher, sua família e a equipe de atendimento, fazendo os contatos que a mulher desejar.




A doula se faz importante até mesmo num parto cesárea, onde continua dando apoio, conforto e ajudando a mulher a relaxar e tranqüilizar-se durante a cirurgia.




Pode estar presente no pós-parto, auxiliando a mãe no seu contato com o recém-nascido e com a amamentação."

 



Eu queria muito poder concordar com tudo isso, mas minha doula foi para além disso tudo. Como eu queria que todas as mulheres pudessem ter uma doula em seu parto. 

Minha doula não fez diferença. ela foi a diferença.


Para encontrar uma doula em Salvador, sigam o @doulasdabahia. Lá tem várias mulheres maravilhosas que desempenham um belo trabalho.

Fui doulanda da Maiana Kokila no nascimento da Ágata e do Zyah e sem dúvidas fez toda a diferença em ambas as experiências.